Virada do Cerrado no Riacho Fundo (02/08/2017)

Abertura oficial do Parque Ecológico do Riacho Fundo para a comunidade com propostas de recuperação dos córregos e conservação da diversidade da flora e fauna local.

A equipe do Museu IHN atuou em parceria com a turma da disciplina de Estágio Supervisionado e Prática Docente em Biologia I do Curso Cinco Estrelas de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília (Guia do Estudante 2017).

A equipe apresentou para a comunidade peças taxidermizadas da fauna do Cerrado, tanto de vertebrados como de invertebrados, que serviram para conscientizar a comunidade da importância dos animais na manutenção de serviços ambientais como a polinização e o controle populacional da fauna sinantrópica.

Os visitantes do evento também puderam conhecer as características botânicas (morfologia) e provar alguns frutos produzidos pelas frondosas árvores do Cerrado e que matam a fome dos belíssimos animas que aqui existem.

Equipe: Professoras Morgana Bruno e Luciana Galvão (coordenação), Isabela Nicoletti (Fotos), Cristiane Machado, Danylo Paes, Igor Rodrigues, Isabella Pereira, Júlia Lins, Rodrigo Lima e Wendell Marques (alunos do Estágio Supervisionado e Prática Docente I).

CED 104 (25/05/2017)

O Centro de Ensino Médio 104, do Recanto das Emas, participou das super oficinas promovidas pela equipe do Museu IHN.

As oficinas visaram a aprendizagem sobre a fauna silvestre e sinantrópica, biodiversidade aquática, educação ambiental, evolução e ecologia das espécies do Cerrado.

Parabéns aos estudantes biologia e voluntários do Museu IHN pela dedicação e constante aprendizagem sobre a biologia das espécies do Cerrado, e aos nossos visitantes pela oportunidade de troca de conhecimento.

Equipe: Morgana Bruno (coordenação); Zaíra, Letícia, Thuanny, Wellisson, Warley (estudantes de Biologia e voluntários do Museu IHN); Helga Wiederhecker, Maria Eduarda, Rodrigo Lima, João Marcos (Colaboradores).

Divulgação científica para conscientização ambiental e conservação da biodiversidade do Cerrado: por um diálogo acadêmico com a sociedade

A divulgação dos resultados de pesquisas científicas, ou o escopo teórico mais relevante envolvido nelas, em linguagem acessível ao público leigo de desenvolverá por meio de apostilas, folders, brochuras, entre outros. Além da disseminação de informações mais atuais sobre história natural, ecologia e biodiversidade do Cerrado, para a comunidade, tais atividades também auxiliam no aprimoramento da habilidade de escrita dos pesquisadores em formação, contribuindo para a maior produtividade intelectual e agregando textos publicados em seus currículos. Elaboração de mídias interativas, vídeos, animações e/ou aplicativos interativos, relacionados aos aspectos ecológicos e evolutivos de grupos de animais, utilizando espécies típicas do bioma como exemplares. Divulgação científica de forma direta, entre fontes e público que acontece em palestras voltadas para o público leigo, potencializa a interação e preserva a qualidade das informações, já que as pessoas podem dirigir-se diretamente à fonte e eliminar dúvidas e pedir maiores esclarecimentos. O principal público-alvo dessa abordagem será constituído por professores e alunos do ensino médio de escolas públicas. Não obstante, graduandos de cursos das Ciências Biológicas e alunos de cursos técnicos que tenham Meio Ambiente em sua programação também poderão ser favorecidos. Cursos e workshops para atualização de conceitos relacionados à biologia evolutiva, sistemática filogenética, diversidade e conservação para professores das redes públicas. Todas as ações contarão com o apoio de professores e coordenadores de instituições públicas e privadas de ensino médio do Distrito Federal, os quais auxiliarão na avaliação e elaboração dos materiais produzidos, considerando suas experiências e interesse nos resultados a serem alcançados.

PRODUTOS DESENVOLVIDOS

A solução que vem do campo – Conheça o mundo da agricultura orgânica e do controle biológico

Aves urbanas

Guia de anfíbios – Família Dendrobatidae

Insetos Aquáticos – A vida secreta dos habitantes das águas

Jogo Gaia Ecossistemas – Versão Cerrado

Manual para o ensino de botânica – O Cerrado na sala de aula

Serpentes do Cerrado

TablaSist – Estratégia de ensino de sistemática biológica

 

10ª Feira de Ciências, Arte e Cultura da Samambaia (29 e 30/08/2017)

Mais uma vez participando da grandiosa Feira de Ciências, Arte e Cultura da Samambaia!

Esse ano, como a única equipe com exposição fora do tema “Matemática em tudo”, proposto pela Secretaria de Educação do DF.

Não que biologia, com seus animais, plantas, fungos, bactérias etc. não tenham a ver com a matemática, afinal, tudo está interligado! A prova disso são os organismos fractais, a sequência de Fibonacci, a bioestatística e tantos outros encontros entre a matemática e a biologia. O fato é que, justamente por estar conectada a tudo, a biologia com os seres vivos e as abordagens intrigantes sobre eles podem e devem fazer parte de todos os espaços de aprendizagem.

Não podemos deixar de falar que lotou de gente bonita para saber mais sobre a Ecologia do Cerrado e tirar selfies com a cascavel e o cachorro do mato do Museu IHN.

Agradecemos mais uma vez a Regional da Samambaia e a todos os comprometidos em fazer dessa Feira exemplo de organização e sucesso.

Equipe: professores Morgana Bruno e Rodrigo de Mello (coordenação), Bábara Rodrigues, Fernando Gonçalves, Thuany Amaral, Yasmim Gomes, Wellysson Silva e Zaíra Soares (estudantes do curso de Ciências Biológicas/voluntários do Museu IHN).

Exposição Bestiarum: as bestas medievais e os animais fantásticos

Durante a XV Semana Nacional dos Museus, de 15 a 20 de maio, o Museu Itinerante de História Natural da UCB apresentou a exposição “Bestiarum: bestas medievais e animais fantásticos”, aproveitando para prestigiar os animais que abrilhantam o folclore brasileiro através das lendas da Iara Mãe D’água, Boi Tatá e da Cobra Grande.

Equipe: Helga Wiedehecker e Morgana Bruno (coordenação), Isabela Nicoletti, Isadora Ximenes, Letícia Fernandes, Thuanny Amaral e Zaíra Soares.

CEM 03 (08/04/2017)

Muito sucesso as oficinas sobre assuntos transversais e biologia!

Mais essa proposta de atividade do Mnuseu IHN, afinal, você sabe quais são as armas mais perfeitas do mundo? Só vou te dar uma dica, elas produzidas dentro dos seres vivos. Ficou com vontade se conhecer mais sobre esse assunto? Quer saber também sobre o “Fantástico mundo dos microoganismos”? Ou sobre para quem as “pragas” são “pragas”?

É falando sobre esse temas e outros mais, que passamos uma tarde nos laboratórios da Universidade Católica de Brasília trocando saberes!

A moçada no Centro de Ensino Médio 03 vai ter muito o que falar e se questionar sobre biologia daqui para frente.

Agradeço a nossa sempre parceira professora Ana Maria, que sempre se preocupa com as atividades extraclasse que envolvem o melhor para os seus estudantes.

 

Equipe: professora Morgana Bruno (coordenação); Ianca Samia, Rodrigo de Lima, Danylo Paes, Talita Almeida, Viviane Almeida, Yarla Cristina, Beatriz Carvalho, João Pedro, Simone Castro (turma de Estratégia de Ensino em Biologia).